Seja bem-vindo ao apartamento de Monica Geller! A série Friends acabou há 12 anos e mesmo assim suas dez temporadas continuam conquistando fãs – e o carinho pelos personagens é transformado em coisas incríveis, como esta miniatura montada por Jaqueline Mello.

A moradora de Cosmópolis, interior de São Paulo, tem o artesanato como hobbie, do crochê às pinturas. “Desde o começo, o meu sonho era fazer o apartamento da Monica. Sempre fui fascinada por ele”, conta. Em seu perfil do Instagram, Jaqueline postou fotos da obra, que combina os dez anos da série por meio da decoração.

O primeiro passo do projeto foi sentar à frente do computador e fazer muitas pesquisas. Usando a proporção de 1:12, mas sem a metragem real do apartamento, ela chegou a medir a própria TV de casa para comparação.

Na série, o apartamento de Mônica é repleto de cores e objetos, boa parte herdada de sua avô: “por isso ele tem toda essa decoração vintage, móveis robustos como o da sala, com marchetaria”. Nos materiais usados para a miniatura também há de tudo um pouco. “Tinta, madeira, tecido, biscuit, plástico…”, enumera. O que não faltou foi engenhosidade: “Os tijolos são pedacinhos de lixa de madeira vermelha medidos em retângulos pequenos e cortados”.

Pétala a pétala, da pequena corrente da porta à icônica moldura do olho mágico, Jaqueline fez quase tudo. O que não conseguia, encomendou com outros artesãos. É o caso das orquídeas, feitas por uma especialista, e do móvel de marchetaria. De tudo que produziu, seus móveis favoritos são os dois sofás, adornados por almofadas e mantas.

Um ano após finalizar a miniatura, ela decorava o próprio lar quando encontrou um bar idêntico ao do apartamento de Mônica em um antiquário: “eu tive que comprar!”.

blog-oliveira-melo-foto blog-oliveira-melo-foto3 blog-oliveira-melo-foto2 blog-oliveira-melo-foto4 blog-oliveira-melo-foto5

Fonte: Casa Abril