Comuns nos quartos da realeza na Idade Média e das princesas de contos de fadas, as camas com dossel estão se destacando também em residências contemporâneas. Disponíveis nos mais diversos estilos, os modelos variam entre tradicionais e românticos até opções inovadoras e modernas, trazendo personalidade e atitude para a decoração.

O dossel pode ser fixo na parede, no teto ou na própria cama, e por proporcionar volume maior do que as camas convencionais, é indicado para quartos amplos. Em contrapartida, o efeito causado pelo leve tecido que cai do teto em alguns modelos pode fazer com que o pé-direito aparente ser mais alto do que realmente é.

Trouxemos algumas inspirações de camas com dossel para quartos clássicos, modernos ou infantis. Confira!

Clássico

A madeira costuma ser um dos materiais mais tradicionais, e a utilização de um tecido leve ao redor da cama traz características românticas ao espaço.

BLOG OM 11-10-2018-03

Outra opção é a estrutura de ferro, que também adiciona charme ao mesmo tempo que é tradicional e elegante.

BLOG OM 11-10-2018-04

Moderno

A cama posicionada no centro do quarto já é uma característica da decoração moderna, fugindo da concepção tradicional de que deve ficar encostada em ao menos uma parede. Com a presença de um dossel minimalista, o quarto fica ainda mais atual e refinado.

BLOG OM 11-10-2018-05

A utilização do dossel na cama box também é uma possibilidade interessante. Como o móvel não conta com estrutura própria, uma alternativa é fazer com que o tecido seja colocado a partir de uma estrutura de gesso presente no teto, como uma cortina embutida, ou ainda suspender o suporte por meio de cordas ou correntes.

BLOG OM 11-10-2018-06

Infantil

Remetendo a um universo mágico e lúdico, o dossel é bastante utilizado em quartos de crianças e bebês, ajudando ainda a proteger contra mosquitos e aquecendo a cama.

BLOG OM 11-10-2018-07

 

Fonte