O sofá pode ser item obrigatório em muitas salas, mas este conceito está se transformando. Ambientes modernos e descontraídos trazem uma nova proposta, na qual conforto e aconchego são proporcionados por meio de almofadas, poltronas e até redes, fazendo com que ninguém sinta falta do tradicional sofá.

A disposição dos elementos decorativos vai depender do objetivo principal do cômodo. Você pretende receber visitas ou quer apenas um espaço para descansar? O ambiente terá televisão, mesa, estante de livros? Todos estes detalhes são importantes, assim como o tamanho do local e a personalidade dos moradores.

Reunimos algumas inspirações de objetos para a sala que farão com que o sofá pareça completamente dispensável. Confira!

Poltronas

Elegantes e clássicas, uma sala repleta de poltronas foge do tradicional ao mesmo tempo que mantém o conforto característico dos sofás. Funcionam bem tanto em salas residenciais, quanto em ambientes comercial, como consultórios e hospitais.

BLOG OM 13-09-2018-02

A variedade de opções possibilita uma infinidade de combinações, independentemente do estilo adotado. Existem modelos de poltronas sérias, descontraídas, suspensas, reclináveis e de muitos materiais, estampas e texturas distintas. Como são leves, podem ser facilmente mudadas de lugar e geralmente acompanham almofadas, garantindo mais conforto e completando o visual.

Almofadas

Um tapete agradável, uma mesinha de centro e várias almofadas de diferentes tamanhos, formatos e texturas farão da sua sala um ambiente despojado e convidativo para descansar ou chamar os amigos. Assim como no Japão e na Índia é comum o hábito de comer sentado no chão, esta pode ser uma maneira descontraída de receber suas visitas.

Algumas almofadas estruturadas são maiores e mais firmes, podendo ser empilhadas de forma a parecer um sofá, e adaptando-se bem em qualquer espaço.

BLOG OM 13-09-2018-03

Futons 

Os futons são objetos bastante similares a um colchão, mas mais maleáveis. São tradicionalmente utilizados no Japão como sofá ou cama, por ocuparem pouco espaço e serem fáceis de guardar quando não estão sendo utilizados. No Brasil, eles estão presentes de diversas maneiras e em vários ambientes, como salas, quartos, varandas e até na beira de piscinas.

BLOG OM 13-09-2018-04

Pufes 

Práticos, moduláveis e fáceis de lavar, os pufes são dinâmicos, divertidos e, pela diversidade de cores disponíveis, ainda são fáceis de combinar com o restante da decoração.

BLOG OM 13-09-2018-05

Redes 

Geralmente utilizadas em espaços abertos, as redes podem se adequar também à decoração da sua sala de estar, trazendo originalidade e descontração para o cômodo.

BLOG OM 13-09-2018-06

 

Fonte